médico empreendedor

O empreendedorismo médico no Brasil

Planejamento, pesquisa e organização são fundamentais para o médico que deseja empreender na área de saúde no país

O empreendedorismo tornou-se um desafio para profissionais de diferentes áreas – inclusive para os médicos. Além dos cuidados de saúde e da rotina acelerada de atendimentos, o médico empreendedor passa a conciliar, ainda, diversas novas atribuições que surgem quando começa a administrar seu próprio negócio.

Quando observamos de perto algumas clínicas e consultórios que não conseguem ter uma boa gestão, nem se adequam às exigências mínimas dos pacientes, percebemos o quanto o desafio de empreender pode ser difícil para alguns profissionais.

Por isso, buscar um conhecimento sólido em administração e finanças, assim como entender as tendências do mercado de saúde são primeiros passos importantes para o médico que deseja construir um negócio de sucesso na área.

Essa é sua vontade? Confira outras dicas que separamos sobre empreendedorismo e vença esse desafio com maior facilidade!

Estratégia de comunicação

É fundamental manter uma ligação próxima com os pacientes. Para isso, os serviços e atendimento do seu negócio de saúde devem ser sempre de alta qualidade. Um software para clínicas pode ajudá-lo nessa tarefa, agilizando processos, evitando erros e facilitando a comunicação com o seu público.

Pesquisa de satisfação

Como seus pacientes avaliam seu negócio? Faça uma pesquisa de satisfação após as consultas para ter um feedback do seu trabalho. Inclua perguntas que avaliem todos os aspectos da experiência do paciente com sua clínica ou consultório, desde o agendamento até o retorno.

Presença online

Divulgue seu trabalho, consultório ou clínica, nas redes sociais e em um site responsivo. Leve em consideração tudo o que alguém com um problema de saúde buscaria na internet: sintomas, clínicas bem conceituadas, formas de tratamento, consultórios próximos à residência ou ao local de trabalho.

Esteja presente nessas buscas, através de patrocínio do seu site no Google, ou por meio da produção de conteúdos que respondam a essas necessidades dos pacientes.

Conhecimento e educação

Mesmo que empreendedorismo não seja sua área de expertise, é fundamental aprender o básico sobre administração e gestão financeira. Para isso, atualize-se sobre o assunto com cursos e livros. Lembre-se, entender seu negócio é fundamental para manter-se sempre à frente!