Blog Tecnoarte

Já planejou o que deseja para seu consultório em 2018?

Um planejamento estratégico é fundamental para estabelecer metas e promover o crescimento do seu consultório

O começo de um novo ano pode trazer muitas dúvidas – mas, também, novas oportunidades de crescimento para seu consultório!

Muitas vezes, no entanto, são tantas as opções a serem consideradas, que até os gestores e médicos mais experientes encontram dificuldades em seguir um caminho produtivo. Para isso, é fundamental a elaboração de um planejamento estratégico.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de planejamento para ajudar no crescimento do seu consultório. Confira e comece seu 2018 com o pé direito!

Defina objetivos e metas

Antes de qualquer decisão, elabore um planejamento estratégico com objetivos e metas de produção e lucratividade bem definidos.

Reflita: o que você deseja alcançar nos próximos 12 meses? Com essa resposta, trace metas REALISTAS para você e sua equipe. Lembre-se, metas sem planejamento são apenas desejos!

Analise o ano anterior

Fazer uma retrospectiva do ano anterior é fundamental para qualquer planejamento estratégico. É a partir das conclusões tiradas dessa análise que são elaboradas as pautas para o ano seguinte. O que deu certo? E o que não deu? O que pode melhorar? Como o mercado reagiu? E os pacientes?

Uma boa dica é utilizar a análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), identificando o que é possível fazer para que seu consultório cresça e o que o torna vulnerável.

Elabore uma projeção de cenários

Uma parte fundamental do planejamento estratégico é imaginar diferentes cenários para o ano, considerando possibilidades pessimistas e otimistas. Dessa forma, você diminui o risco de ser pego de surpresa e já prevê atitudes para determinadas situações. Para isso, baseie-se no histórico do seu consultório e nos estudos de mercado para fazer projeções realistas.

Envolva sua equipe

É hora de colocar o planejamento em prática! Para isso, é fundamental compartilhar as informações obtidas com sua equipe, deixando claro qual a função e importância de cada um no contexto geral do consultório. Afinal, eles passarão o próximo ano trabalhando com você para alcançarem juntos seus objetivos.

Se desejar fazer um planejamento estratégico mais amplo e eficaz para seu consultório, entre em contato conosco para conhecer melhor nossa Consultoria de Gestão e Marketing.