Blog Tecnoarte

A importância da rastreabilidade dos insumos e suprimentos médicos

Compras desnecessárias, desperdícios ou estoques em excesso? A rastreabilidade ajuda a evitar esses problemas, otimizando o seu negócio!

Manter em dia a saúde financeira da sua clínica ou hospital também deve ser uma preocupação essencial. Para isso, é fundamental estruturar um planejamento de compras de insumos e suprimentos médicos eficaz, amparado por processos de rastreabilidade bem definidos.

De acordo com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), estima-se que até 25% das compras hospitalares são de urgências, 30% dos valores de estoque são excessos e que exista de 10% a 30% de incerteza nos inventários. Nesse complexo cenário, os processos de rastreabilidade podem trazer inúmeros benefícios.

Mas, afinal, o que é rastreabilidade? É a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço nas etapas dos processos, garantindo sua segurança e atributos de qualidade. Com este procedimento, é possível manter a organização financeira e operacional do seu negócio de maneira muito mais eficiente e prática.

Outras vantagens da rastreabilidade

Integrada a um sistema médico, a rastreabilidade abrange todo o caminho percorrido pelos insumos e suprimentos médicos, do seu recebimento até sua entrega ao paciente, proporcionando relatórios em real time.

Com essas informações, é possível prever o provisionamento correto da aquisição de materiais, além do indicativo de baixa de estoque, permitindo uma logística mais eficaz, evitando desperdícios, perdas e compras desnecessárias.

Esse controle rigoroso permite, ainda, um trabalho com maior planejamento, já que indica com até seis meses de antecedência quais medicamentos precisarão ser comprados – o que garante, também, maior economia, com possibilidade de pesquisa pelo menor preço no mercado.

Por fim, comprar de forma consciente otimiza o espaço físico, com estoques adequados às demandas, sem risco de ficar com medicamentos vencidos.

Principais benefícios da rastreabilidade

– Minimiza os custos, tornando o processo mais eficaz.

– Permite a ação orientada para prevenir compras desnecessárias e desperdícios.

– Garante a segurança, promove a confiança do cliente e proteção de marca.

– Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade, assim como o controle de estoque, uso de material e qualidade do produto.