Médica e seus pacientes

Como é possível fidelizar seus pacientes?

Saiba como fidelizar pacientes, mantendo a agenda cheia e seu consultório fortalecido no mercado

Assim como em qualquer outro negócio, clínicas e consultórios também podem encontrar dificuldades para conquistar novos pacientes. Mas, então, o que fazer para fideliza-los de vez, garantindo sempre o seu retorno?

 Confira algumas dicas e transforme positivamente a sua relação com seu público. Lembre-se, pacientes satisfeitos são leais e retornam até mesmo nos tempos de crise.

Faça o paciente se sentir especial

Uma boa primeira impressão é importante para conquistar o paciente. Mas só ela não basta. É necessário oferecer, ainda, um tratamento humanizado, do atendimento na recepção até a consulta médica.

 Nesse caso, estabelecer um relacionamento baseado em confiança e compreensão é fundamental. Demonstrar paciência, empatia e saber ouvir também são características importantes para qualquer profissional da saúde.

 Entenda seu público

Faça uma análise crítica dos processos internos, como taxa de ocupação, horários de pico, motivos, datas e horários de consultas canceladas. Assim, poderá avaliar o perfil dos seus pacientes e estudar possíveis adaptações na rotina da sua clínica ou consultório.

 Ambiente acolhedor

Assegure um ambiente confortável e acessível: boa iluminação, disposição ampla entre os móveis, ausência de tapetes escorregadios, banheiros adaptados com barras de apoio. Outros mimos, como cafezinho, água, revistas atuais, televisão e música também são bem-vindos.

 Resolva problemas

Ao procurar ajuda médica, provavelmente o paciente já esgotou todas as outras possibilidades de cuidado. Não à toa, chega ao consultório cheio de dúvidas e reclamações.

 Em uma consulta de sucesso, então, os problemas devem ser resolvidos com eficiência pelo médico. Para isso, no entanto, é fundamental que o profissional esteja constantemente atualizado, por dentro dos principais avanços da área, de forma a diagnosticar e tratar corretamente o paciente, garantindo seu retorno com tranquilidade para casa.

 Evite atrasos

Imprevistos podem acontecer, mas fazer um paciente esperar nunca é boa opção. Invista, então, em um software para consultório, que integra todos os processos da sua unidade de saúde, otimizando dinâmicas internas e fluxo de pacientes.

 Agilize os processos

Recepção lotada, dificuldade para encontrar a ficha do paciente, longas filas de espera… Se essa é a realidade do seu consultório, repense sobre sua gestão e organização.

 Pacientes gostam de conforto e facilidade. Por isso, invista em um sistema médico de qualidade, que integre todos os processos da sua unidade de saúde, agilizando a rotina dos seus funcionários e a jornada dos seus pacientes.