consultorio clinica diferenças

Clínica e Consultório – Qual a diferença?

Nem todo mundo sabe, mas clínicas e consultórios não são a mesma coisa. Na verdade, existem algumas diferenças bastante importantes que devem ser consideradas, tanto pelo empreendedor que deseja abrir um deles, quanto pelo paciente que busca auxílio.

Confira a seguir algumas das diferenças entre clínicas e consultórios:

Infraestrutura

O consultório, como o próprio nome já diz, serve principalmente para consultas. Trata-se de uma sala onde o médico examina o paciente, escuta seus sintomas, pede e analisa exames complementares e dá o diagnóstico.

Já as clínicas são mais abrangentes, o que exige uma infraestrutura maior. Nelas, pode-se fazer exames e cirurgias, além de haver espaços para CTI, UTI, leitos para internação e uma vasta lista de profissionais e funcionários.

Atividades

No consultório, o foco principal é o atendimento. Um ou mais médicos dividem o mesmo espaço, cada um com a sua própria lista de pacientes, sua marca e sua secretária.

Na clínica, o foco principal é na execução de cirurgias e tratamentos. Apesar de também haver atendimentos, muitas vezes a principal atividade das clínicas está além do contato com o paciente.

Jurídico

As diferenças mais importantes entre consultórios e clínicas se dá no campo jurídico. Isso por que, para executar determinadas atividades, é preciso estar regularizado com os órgãos de fiscalização, além de responder a diferentes responsabilidades e obrigações.

A forma como se contrata profissionais, a forma como se investe e administra o capital, a forma como se responde às demandas judiciais, tudo é relativo à especificação jurídica do consultório ou clínica.

Confira mais a fundo as diferenças jurídicas clicando aqui.

Gostaria de abrir seu consultório ou clínica? A Tecnoarte possui mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão hospitalar. Ocorrendo qualquer problema ou dúvida no processo de abertura do seu estabelecimento, vem conversar com a gente que ajudamos a solucionar!