agenda de pacientes

Como deixar a agenda do seu consultório sempre cheia de pacientes

Saiba como fidelizar pacientes, mantendo a agenda cheia e seu consultório fortalecido no mercado

Na correria do dia a dia, muitas vezes os médicos têm pouco tempo para avaliar o que os impede de cativar determinados pacientes. Mas, afinal, como conquistá-los de vez? O que fazer para fideliza-los, garantindo sempre o seu retorno?

Confira algumas dicas para estabelecer uma boa relação com seus pacientes, mantendo a agenda do seu consultório sempre cheia. Lembre-se, pacientes satisfeitos são leais e retornam até mesmo nos tempos de crise!

Presença online

Divulgue seu trabalho nas redes sociais e também por meio de um site bem construído. Leve em consideração todas as informações que alguém com um problema de saúde busca na internet: sintomas, tratamentos, consultórios próximos à residência ou ao local de trabalho, etc.

Esteja presente nas buscas online, através de patrocínio do seu site no Google, e também por meio da produção de conteúdos que atendam às necessidades dos pacientes.

Equipe em sintonia

De maneira individual ou em reuniões coletivas, converse com os funcionários e entenda seus principais interesses e necessidades. A partir daí, debata ideias e busque formas de auxiliá-los, mostrando que a empresa está pronta para valorizá-los.

Lembre-se, funcionários satisfeitos oferecem um atendimento mais humano e completo no acolhimento dos pacientes!

Fortaleça as parcerias

Mantenha um bom relacionamento com os colegas médicos para gerar indicações de novos pacientes. Cultivar contatos com clubes, associações, academia e colégios, também é fundamental para ampliar seu público.

Ambiente acolhedor e acessível

Assegure um ambiente confortável e acessível: boa iluminação, disposição ampla entre os móveis, ausência de tapetes escorregadios e banheiros adaptados com barras de apoio. Outros mimos, como cafezinho, água, revistas atuais, televisão e música também são bem-vindos.

Atenção na escuta

Um tratamento humanizado começa desde o atendimento na recepção até a consulta médica. Estabelecer um relacionamento baseado na confiança e compreensão é fundamental. Demonstrar paciência, empatia e saber ouvir também são características importantes para qualquer profissional da saúde.

 

Evite atrasos

Imprevistos podem acontecer, mas fazer um paciente esperar nunca é boa opção. Invista, então, em um software para consultório, que integra todos os processos da sua unidade de saúde, otimizando dinâmicas internas e fluxo de pacientes.

Resolva problemas

Ao procurar ajuda médica, provavelmente o paciente já esgotou todas as outras possibilidades de cuidado. Não à toa, chega ao consultório cheio de dúvidas e reclamações.

Em uma consulta de sucesso, então, os problemas devem ser resolvidos com eficiência pelo médico. Para isso, no entanto, é fundamental que o profissional esteja constantemente atualizado, por dentro dos principais avanços da área, de forma a diagnosticar e tratar corretamente o paciente, garantindo seu retorno com tranquilidade para casa.

Gestão de qualidade

Para manter em alta qualidade os serviços e o atendimento do seu consultório, investir em um sistema médico pode ser uma boa estratégia.

Além de agilizar processos, evitar erros e facilitar agendamentos, ele estreita a comunicação com os pacientes, confirmando consultas via mensagens e enviando e-mails em datas comemorativas, por exemplo.

Softwares de gestão, como o Visual ASA e o iConsultório, facilitam a vida de médicos, pacientes e colaboradores, aumentando a produtividade e diminuindo consideravelmente os custos do seu negócio. Ficou interessado? Clique aqui para saber mais!