ambiente de um hospital

4 maneiras de aumentar a eficiência do seu hospital

Se você deseja proporcionar aos seus pacientes um trabalho de qualidade, confira dicas para otimizar sua gestão e aumentar a eficiência do seu hospital

Em um mercado cada vez mais competitivo, adotar práticas sólidas de organização e gestão pode ser o caminho certo para aumentar a eficiência do seu hospital e encontrar seu diferencial.

Quantas vezes nos deparamos com funcionários despreparados ou plataformas defeituosas que nos dão uma má impressão de um profissional ou hospital? É imprescindível que o paciente tenha uma boa percepção do seu trabalho – e, para isso, é fundamental uma gestão de processos integrada e eficaz.

Pensando nisso, trouxemos dicas importantes para otimizar sua gestão e planejamento estratégico, melhorando a eficiência do seu hospital e consolidando de vez sua posição de destaque no mercado. Confira!

Planejamento financeiro

Uma gestão financeira de qualidade envolve a análise periódica das finanças para um diagnóstico assertivo de despesas. Para isso, é preciso organizar todos os meses as contas, extratos, gastos e receitas do hospital, questionando-se: como foi o fluxo de caixa? Qual foi o retorno? Onde erramos? E os acertos? Onde é possível cortar gastos?

Elabore um relatório completo sobre as movimentações financeiras, e identifique os pontos que funcionaram e aqueles que podem melhorar nos próximos meses.

Monitoração de qualidade

A partir do momento em que se desenvolve uma metodologia de análise e gestão, desenvolve-se também indicadores setoriais e globais, a partir dos quais pode-se monitorar a qualidade de forma mais segmentada e específica.

Valorização do funcionário

Existe um funcionário dando resultados acima da média? Existe outro que está decepcionando em alguns aspectos? A partir da gestão de processos é possível ter acesso direto aos resultados dos seus colaboradores, propondo intervenções e bonificações quando necessário.

Lembre-se, funcionários satisfeitos oferecem um atendimento mais humano e completo no acolhimento dos pacientes!

Invista em tecnologia

Para manter em alta qualidade os serviços e o atendimento do seu hospital, investir em um sistema médico pode ser uma boa estratégia.

Além de agilizar processos, evitar erros e facilitar agendamentos, ele estreita a comunicação com os pacientes, confirmando consultas via mensagens e enviando e-mails em datas comemorativas, por exemplo.

Softwares de gestão, como o Visual ASA e o iConsultório, facilitam a vida de médicos, pacientes e colaboradores, aumentando a produtividade e diminuindo consideravelmente os custos do hospital. Ficou interessado? Clique aqui para saber mais!