como contratar

4 dicas para não errar ao contratar funcionários para sua clínica ou consultório

Contratar o funcionário ideal para uma vaga nem sempre é fácil, mas algumas dicas podem facilitar o processo

Para que sua clínica ou consultório sejam bem vistos no mercado, é fundamental que você conte com o apoio e auxílio de uma equipe eficiente e engajada. Mas contratar funcionários certos para essa função nem sempre é uma tarefa fácil.Além de demandar sensibilidade, escolher a pessoa certa, na hora certa, para o lugar certo exige um grande poder de análise – e também, é claro, alguns conhecimentos específicos na área de recursos humanos.

Outras dicas também podem tornar bem mais prático o processo de contratar funcionários para sua clínica ou consultório. Confira!

Definição da vaga e perfil desejado

O primeiro passo na hora de contratar funcionários é saber que tipo de perfil você procura. Descreva de forma clara as funções da vaga e aptidões que acredita serem necessárias para o postulante preenchê-la.

Divulgar a vaga corretamente

Utilize diferentes plataformas para atrair mais candidatos. Redes sociais como Facebook e LinkedIn são um bom caminho, mas não deixe de investir nas mídias tradicionais, como jornais, universidades e site de vagas.

Processo seletivo e entrevistas

Selecionados os currículos mais pertinentes, desenvolva uma entrevista com perguntas em que possa conhecer de verdade o candidato, tanto seu lado profissional, quanto pessoal. Nessa etapa, mais do que um julgamento objetivo, leve em consideração também a empatia!

Alinhamento de valores

Um erro bastante comum dos gestores é contratar funcionários baseados apenas em currículos e aptidões técnicas. Com o passar do tempo, incompatibilidades comportamentais e ideológicas podem aparecer, minando o relacionamento e continuidade do trabalho.

Por isso, é fundamental apresentar ao candidato os objetivos e princípios do seu negócio logo no primeiro encontro. Assim, ele poderá refletir se eles se assemelham ou não aos seus valores e crenças pessoais.