Blog Tecnoarte
Como motivar sua equipe / gestão hospitalar motivacional de equipes

3 formas de motivar sua equipe neste fim de ano

O fim de ano é um período especial para as empresas: análise de resultados, novos planos, além de um clima de expectativas e novidades para o novo ano que se iniciará. Contudo, em meio a todo esse momento de renovação, existe também a sensação de cansaço e estresse acumulados ao longo de todo um ano de trabalho. Por isso, nesta época, é importante que os gestores desenvolvam ações para motivar suas equipes e mantê-las produtivas para o novo ano.

“Os incentivos não são apenas premiações e bônus, como costuma passar pela cabeça das pessoas. Dinheiro é relevante sim, mas não é a única forma de estimular”, defende Esmeralda Queiroz, consultora do SEBRAE-SP.

Na realidade, a principal forma de motivar sua equipe deve ser realizada durante todo o ano: um tratamento humanizado e compreensivo com todos os funcionários.

Essa forma de motivar sua equipe pode ser aplicada de três maneiras:

1- Mantenha um ambiente de trabalho alegre, confortável e leve

Para os colaboradores, muitas vezes o trabalho pode parecer entediante e repetitivo. Por isso, é importante que se mantenha um clima divertido e confortável no escritório e entre as pessoas. Uma equipe bem humorada trabalha de forma muito mais eficaz. Portanto, invista no conforto, nas cores, na decoração e no bom humor!

2- Invista nas motivações pessoais de cada um

Fim de ano é uma época reflexiva, na qual as pessoas costumam analisar os últimos meses e projetar metas para o ano seguinte. Assim, uma conversa franca com sua equipe é suficiente para descobrir quais as metas e motivações de cada um para o ano seguinte. Busque formas de auxiliá-los e mostrar-lhes que são valorizados pela empresa.

3- Celebre junto com a equipe os sucessos conquistados ao longo do ano

Uma forma importante de motivar sua equipe é fazendo com que os colaboradores se sintam parte de algo maior, de um objetivo mais amplo da empresa, ao longo de todo o ano. Já nesta época de festas, é fundamental revisar os resultados e comemorar todas as conquistas com aqueles que participaram e contribuíram com a empresa. Dessa forma, o sentimento de equipe se fortalece e a motivação para o ano seguinte aumenta.

Seguindo esses três passos, sua equipe permanecerá unida e bem humorada, construindo um ambiente próspero para trabalhos criativos e eficazes. Invista no tratamento humanizado e garanta um ano novo próspero e de crescimento para sua empresa!

Gostou das dicas? Então aproveita para conhecer melhor nossa Consultoria de Gestão e Marketing que está com um desconto incrível de lançamento clicando AQUI.